Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Faramea coerulea Nees & Mart. NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-05-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie descrita no século XIX, embora tenha sido coletada na última década em localidades distintas, historicamente há poucos registros conhecidos da espécie. É provável que esteja ameaçada em avaliações regionais. Quase ameaçada pela área de ocupação restrita, muito provavelmente com declínio de habitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Faramea coerulea (Nees & Mart.) DC.;

Família: Rubiaceae

Sinônimos:

  • > Faramea filipes ;
  • > Tetramerium coeruleum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Prodr. [A. P. de Candolle] 4: 497. 1830.

Dados populacionais

Em estudo de análise florística e estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, no estado do Rio de Janeiro, foram amostrados 2 indivíduos em um transecto de 0,1ha (Barros, 2008).

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, ocorre nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná (Jardim, 2012; CNCFlora, 2011).

Ecologia

Caracteriza-se pelo hábito arbustivo, de médio a grande porte (Barros, 2008).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Osúltimos remanescentes florestais do Sul da Bahia estão fortemente ameaçados,mesmo com a duplicação das áreas públicas protegidas, e a criação de ReservasParticulares do Patrimônio Natural. A principal razão da ameaça é a grave criseda cultura do cacau, fortemente associada às últimas florestas restantes. Apartir de 1988 a região tem se transformado de uma economia exclusivamentecacaueira para uma economia diversificada, principalmente com atividadesfortemente impactantes: pecuária extensiva, café, pupunha e exploraçãomadeireira (Araujo et al., 1998).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Observações: Aespécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada Em Perigo (EN) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4.3 Management
Observações: Espécie ocorre em Unidades de Conservação: Reserva Biológica de Una, no estado da Bahia; Parque Estadual da Serra da Tiririca e Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, no Rio de Janeiro (CNCFlora, 2011).

Referências

- JARDIM, J.G. Faramea coerulea in Faramea (Rubiaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB013955>.

- BARROS, A.A.M. Análise florística e estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, RJ, Brasil. Doutorado. : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Escola Nacional de Botânica Tropical), 2008.

- ARAUJO, M.; ALGER, K.; ROCHA, R.; MESQUITA, C.A.B. A Mata Atlântica do Sul da Bahia: situação atual, ações e perspectivas., São Paulo, p.p. 27, 1998.

- ZAPPI, D.; BARBOSA, M.R.V.; CALIÓ, M.F. ET AL. Rubiaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.449-461, 2009.

Como citar

CNCFlora. Faramea coerulea in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Faramea coerulea>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/05/2012 - 14:00:10